OS MELHORES CAFÉS DO MUNDO

 

Se você é um amante do café, assim como nós, certamente já foi em busca do café perfeito. Para te ajudar nessa jornada, trouxemos, neste artigo, uma lista com os melhores cafés do mundo.

Mas antes de sair ranqueando cafés, é importante alinharmos os critérios considerados para a avaliação. Assim, você leitor, também será capaz de saborear esses diferenciais de um bom café e fazer a sua própria avaliação. Confira.

COMO É AVALIADA A QUALIDADE DO CAFÉ?

 Não temos a pretensão de entrar em detalhes muito técnicos, pois o intuito desse artigo é trazer informações de fácil entendimento que possam ser úteis e te ajudar a entender a linha de raciocínio do processo de avaliação dos cafés.

A Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association) é utilizada no mundo inteiro para indicar o nível de qualidade dos grãos, os quais são classificados como: café tradicional, superior e especial, o que estabelece o seu valor de compra e venda no mercado. De acordo com esse método, o café especial é todo aquele que, na escala de 0 a 100, atinge ao menos 80 pontos.

AS CARACTERÍSTICAS QUE ENTRAM NA AVALIAÇÃO, SÃO:

Fragrância/ aroma

Uniformidade

Ausência de defeitos

Doçura

Sabor

Acidez

Corpo

Finalização

Harmonia

O café Tradicional tem sua nota por volta de 45 a 59, o Superior varia de 60 a 70. Caso a nota seja inferior a 45 o café não é recomendado.

CONCURSOS QUE AVALIAM OS MELHORES CAFÉS DO MUNDO

 Com a demanda crescente por cafés finos, o investimento na produção dos cafés especiais também aumentou e novas opções surgem a cada dia. Todos os anos acontecem importantes premiações que consagram produtores e suas safras, um deles é o BSCA ,  principal concurso internacional que premia os produtores de cafés especiais. O concurso separa as avaliações em categorias:

Categoria “Pulped Naturals”, que avalia o grão cereja descascado.

Categoria “Naturals”, tipo natural em que o modo de preparo é via seca.

OS MELHORES CAFÉS DO MUNDO

Agora que já temos uma visão geral das qualificações dos cafés especiais, separamos para você uma lista com os melhores e mais bem avaliados cafés do mundo em 2018.

Top 10 melhores cafés do mundo.

10º Mocha Java Coffee – Indonésia

9º Café Harrar – Etiópia

8º Café Etíope de Yirgacheffe – Etiópia

7º Café Antigua – Guatemala

6º Café do Quênia AA – Quênia

5º Café da Montanha Azul – Jamaica

4º Café de Santa Helena – Santa Helena

3º Kopi Luwak – Indonésia

2º Hacienda La Esmeralda – Panamá

1º Café Marfim Preto – Tailândia

Agora que você conhece mais a respeito dos melhores cafés do mundo, só falta fazer a turnê em busca do café perfeito para você! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma xícara de café por dia pode evitar lesão renal aguda, indica estudo

Estrada da vida

Café coado em filtro de papel é associado a menor risco de morte